Receitas

Panetone Trufado Caseiro – Especial de Natal

Oii gente, tudo bom? 😀

Miiiiil e uma desculpas, depois do meu celular quebrar e eu me mudar logo em seguida, sumi e nem deixei recado… rsrsr

Tenho muuuuuitas novidades, mas vamos deixar pra uma próxima hora né? O foco de hoje é outro!

Depois da mudança de casa e de ares, comecei a investir meu tempo livre em algo diferente e que eu sempre amei – doces! Me inspirei em um montão de gente do Youtube e fui pra cozinha começar a preparar bolos no pote pra tirar um dim dim pra mim (e de quebra aprender a lidar com uma das paixões da minha vida rsrs)

wp-1482369667057.jpg

O tempo foi passando e com a chegada do natal surgiram novas ideias de inovações de fim de ano, dentre elas o Panetone Caseiro!

*Vou confessar pra vocês que todos os que eu fiz foram chocotone, mas como a receita original é de panetone, então abafem kkkk*

Mas então, vamos parar de faladeira e ir logo pra receita, porque mais um pouquinho só sai no Natal do ano que vem..! 😀

Ingredientes:

* Massa

  • 500g de Farinha
  • 75g de Manteiga
  • 250ml de Leite
  • 60g de Fermento Biológico Fresco OU 20g de Fermento Biológico Seco
  • 100g de Açúcar Refinado
  • 3 Gemas
  • 1 col. (chá) de Sal
  • ¹/2 col. (sopa) de Emulsificante pra Sorvete
  • 1 col. de Essência de Panetone
  • 250g de Frutas Cristalizadas OU 250g de Chocolate em gotas

* Recheio

  • 500g de Chocolate ao leite
  • 250ml de Creme de Leite
  • 1 col. (sopa) de bebida da sua preferência

Preparação:

* Massa

  1. Em uma tijela grande acrescente a farinha, o açúcar, as gemas, o leite, o fermento, o sal, o emulsificante e a essência de panetone. Mexa até incorporar os ingredientes.
  2. Coloque a massa em uma superfície lisa e já enfarinhada.
  3. Sove a massa até obter a consistência “elástica” e lisa como a da massa de pão.
  4. Acrescente as frutas ou o chocolate, e divida a massa em forminhas do tamanho de sua preferência. Coloque massa suficiente para ¹/2 de cada forma utilizada.
  5. Deixe as forminhas com a massa descansarem por aproximadamente 35 minutos.
  6. Pincele claras de ovos em cima dos panetones.
  7. Quando os panetones crescerem até dobrarem de tamanho, leve-os ao forno pré-aquecido à 180º por 20 minutos, ou até dourarem.

* Recheio

  1. Pique o chocolate em quadradinhos.
  2. Ferva o creme de leite e acrescente-o ao chocolate, juntamente com a bebida.
  3. Mexa até obter um creme homogêneo.

Confecção:

  1. Faça um furo no centro dos panetones com uma faca, retirando todo o miolo e formando um buraco.
  2. Preencha o buraco com a trufa até a tampa do panetone.
  3. Decore-o da maneira que desejar!

E aqui estão umas fotinhas da minha produção de Natal:

Adorei de paixão essa receita gente! É de uma moça que acompanho já faz um tempo e amo todas as receitas dela, todos os videos transparecem muito carinho e amor ao seu trabalho. O canal dela é o Cris Carmo Santos e o link do vídeo onde ela nos ensina a fazer essa delicia é esse aqui!

Das várias receitas que eu testei, essa foi a milagrosa! Foi muuuita farinha e fermento jogados no lixo – junto com minhas lágrimas rsrs – até eu me encontrar com essa receitinha e conseguir dormir em paz. Por essas e outras, decidi que não tinha post melhor pra voltar a compartilhar experiências com vocês!

Pras meninas que vão aproveitar a receita pra tirarem um dinheirinho extra, assim como eu, vou passar algumas dicas de como *eu* fiz:

  • Os preços dos chocotones trufados iam de acordo com o tamanho, sendo 150g – R$7; 300g – R$15 e 600g R$30.
  • Os meus gastos por chocotone foram calculados a partir do de 150g, com a conta básica do valor dos materiais gastos (somente as quantidades gastas) dividido pela quantidade de chocotones feitos, vezes 1,5 – o que resulta em 150% de lucro.
  • Não se esqueça de lembrar ao cliente de que se trata de um produto caseiro, com a validade máxima de até 5 dias.
  • Aqui está a foto do meu chocotone decorado e embalado, pronto pro cliente:

wp-image-1540260780jpg.jpg

Espero que gostem e aproveitem pra se deliciar e presentear a quem vocês amam nesse fim de ano! Um beijo e boas festas! 🙂 ❤

3-2

Deixe um comentário

