Livros

Resenha – A Terra Inteira e o Céu Infinito

fotor_1475183773939131Título original: A tale for the time being

Autor: Ruth Ozeki

Editora: Casa da Palavra

Ano de publicação: 2014

Número de páginas: 464

Gênero: Romance americano

Sinopse : O que acontece quando um diário perdida encontra o leitor certo? Numa remota ilha do Canadá, a escritora Ruth cata mariscos com o marido na praia quando se depara com um saco plástico coberto de cracas que envolve uma lancheira da Hello Kitty. Dentro, encontra um livro de Marcel Proust, Em Busca do Tempo Perdido, e se surpreende ao descobrir que o miolo, na verdade, é o diário de uma menina japonesa, Nao. A sacola misteriosa, segundo os rumores dos habitantes, é mais um dos destroços do último tsunami que devastou o Japão e foi levado pelas correntezas até a ilha.

Desde então, Ruth é tragada pela história do diário de Nao, uma menina que, para escapar de uma realidade de sofrimento – de bullying dos colegas e de um pai desempregado e suicida –, resolve passar seus últimos dias lendo as cartas do bisavô, um falecido piloto camicase da Segunda Guerra Mundial, e contando sobre a vida da avó, uma monja budista de 104 anos.
O que Ruth não esperava era que o diário iria levá-la a uma viagem onde ela e Nao podem finalmente se encontrar fora do tempo e do espaço.

fotor_1475184306269501

“Oi!

Meu nome é Nao e eu sou um ser tempo. Você sabe o que é um ser tempo? Bem, se você me der um minutinho, eu explico.”

É com esse mesmo ar  extremamente amigável que a autora nos introduz  e desenvolve o livro..!

A história se divide entre o mundo de Ruth – uma escritora nova-iorquina que atualmente mora numa pequena ilha do Canadá com seu marido e um gato chamado Pesto – e o de Nao – uma estudante japonesa que além de ter de lidar com o bullying no colégio ainda é confrontada por diversos problemas familiares, com um pai suicida e uma mãe ausente ao máximo.

Enquanto Ruth e seu marido Oliver catam mariscos numa tarde qualquer, sem querer, a escritora conecta esse dois mundos tão diferentes de um modo surpreendente, ao encontrar uma lancheira da Hello Kitty com diversos objetos, dentre eles o diário de Nao Yasutani.

O livro é dividido entre partes do diário da garota – que tinha o objetivo de, antes de se suicidar, contar a vida da bisavó (uma monja budista de 104 anos e a pessoa mais incrível que já conheceu) – e partes do dia a dia de Ruth – que decide ler o diário na frequência em que ele foi escrito, o que nos dá tempo o bastante pra acompanhar o desenvolvimento da vida da personagem.

A proposta do livro é bem diferente do comum e a melhor personagem é sem duvidas a velhinha Jiko, a avó de Nao. O decorrer da vida das duas protagonistas e o modo com que cada uma lida com seus – no caso de Nao, diversos – problemas  é envolvente o suficiente para encobrir um final não tão bom assim.

Um ponto que me chamou muita atenção na trama do livro foi o pai suicida da estudante, toda a tristeza que isso trazia a família e como o rancor encobria, de certa forma, parte do amor entre a protagonista e ele. E, pra melhorar ainda mais esse tópico, fiquei bem satisfeita com o final dado a relação deles 🙂

fotor_1475183941902451

Com mesclas de ensinamentos sobre física quântica, budismo e algumas palavras em japonês, o livro em um todo é ótimo. Vale a pena ser lido! Tem muitos ensinamentos legais e pontos que nos levam a reflexões bem gostosas!

modelo2-4.png

Beijinhos, Isa  ❤

 

 

23 comentários em “Resenha – A Terra Inteira e o Céu Infinito

  1. Oie!
    Não conhecia a obra mas aparenta ser uma leitura bem gostosa de se ler, a ideia central dele é muito interessante, e obras que nos levam a reflexão são as melhores, a citação pelo budismo dá uma leve recordação com comer,rezar e amar.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    Curtir

  2. Oie!
    O livro parece ser muito leve e fluido, a capa dele é linda e a ideia central dele é muito boa, a citação com o budismo dá uma leve recordação com o livro comer, rezar e amar; adorei a resenha, dica de livro anotada.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    Curtir

  3. Oie!
    Nossa, eu li esse livro faz um tempo, e não lembrava de todos os detalhes da trama. Realmente é um livro para reflexão. Gostei bastante de relembrar as boas partes do livro. Uma ótima dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtir

  4. A ideia do livro é ótima, simples e interessante. Parece um livro bem gostoso de ler, fiquei curioso com o que vai acontecer com a ligação dessas duas pessoas e tb com toda a narração do diário da avó. Ensinamentos sempre são bem vindos, unidos com um enredo atraente.

    Curtir

  5. Oi, o livro parece bem fofo. Achei a premissa interessante, mas o que seria “romance americano”?
    Fiquei intrigada em como seria a influência de Nao na vida da autora e seu marido, ainda mais como uma narrativa de uma menina falando sobre suicídio e com influências de budismo, parece que nos trará reflexões. Parabéns pela resenha.
    Bjs

    Curtir

  6. Olá isa,
    Já ouvi falar sobre esse livro e li muitas resenhas dele, mas não tenho vontade de ler. Meu subconsciente não aceita muito bem a perda de pais, principalmente, se for por suicídio, sabe? Além disso, acho a história extremamente triste e continuo não tendo vontade de ler o livro.
    Apesar disso, sua resenha está incrível.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    Curtir

  7. Olá!! 🙂

    Eu não conhecia este livro mas conseguiste deixar-me algo curioso! 🙂 Gostei de conhecer a historia e o que podemos aprender com ele! 🙂

    E ainda bem que a forma como se ultrapassam os problemas e envolvente no livro (e pena que o final não tenha sido tao bom). Eu fiquei de pe atras porque não sou muito desses liros que nos ensinam assim tanto de temas mais especializados! 🙂

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    Curtir

  8. Oi Isa,
    Olha não conhecia o livro e nem nunca havia sequer ouvido falar dele, assim de cara a capa não me agradou, mas a premissa me deixou encantada, gostei da ousadia da autora pra desenvolver a trama que você descreveu e fiquei intrigada para conhecer essa história, espero poder lê-la algum dia.
    Beijos

    Curtir

  9. Oie, adoro livros com ensinamentos e também que contém diários, e esse junta as duas coisas. Gostei de saber que voltamos também um pouquinho na história de guerra do avô da garota, o que deve deixar tudo bem mais interessante. Espero poder ler essa história, ainda não conhecia.

    Curtir

  10. Oi, tudo bem? Apesar do livro abordar um tema bem interessante e falar sobre o suicídio que é um tema bem forte e atual eu não me senti atraída para a história é vou deixar a dica passar.
    Fica para a próxima.
    Bj

    Curtir

  11. Oi Isa!
    Já conhecia esse livro mas não fazia ideia de qual era a história que ele trazia mas bastou a sinopse pra me deixar encantada. Adorei a forma que a autora encontrou de iniciar o livro e conectar as histórias de Nao e Ruth e fiquei com a impressão de que a trama toda é muito singela e bonita, principalmente por causa dos ensinamentos que ela traz.
    Beijos!

    Curtir

  12. Oie
    Tudo bem?
    Adorei sua resenha não conhecia o livro mais eu gosto de livros que são “contados” através ou por meio de cartas e diários dá um Q a mais de realidade.
    Gosto muito de dramas e já anotei a dica.Bju
    ~Mary Reis

    Curtir

  13. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e confesso que não esperava ficar tão animada quanto fiquei. Achei essa coisa de diário encontrado super interessante e a avó de Nao parece ser bem cativante mesmo e acredito que traga muitos ensinamentos para o leitor. Alem disso, eu acho bem interessante o budismo, então fiquei animada ao ver que o livro fala sobre isso. Enfim, essa dica foi perfeita para mim, espero um dia ler.
    Obrigada pela resenha.

    Beijos :*

    Curtir

Deixe um comentário

