Estudos

Projeto Redação 1000

Oii pessoal, boa tarde!

Já disse em um outro post e volto a repetir sobre minha relação amorosa com a redação – adoro essa matéria! É uma das quais eu mais pesquiso e me interesso, e estou sempre tentando melhorar… Não tenho muito contato com minha professora do colégio – pela carência de aulas da matéria – mas o quanto posso aprendo com ela, e o resto com a internet mesmo..!

Na busca pra aprender de vez a escrever a tal da dissertação argumentativa, obtive informações muito úteis com video aulas, apostilas, dicas no Instagram e etc.

Pensando nisso, resolvi abrir um projeto com vocês, o Projeto Redação 1000!

Objetivo do Projeto Redação 1000

Como já disse antes, o projeto nasceu do meu interesse particular pela matéria redação em meio as dificuldades e erros no começo do ano referentes a minha escrita. Sendo assim, o objetivo do projeto é compartilhar todo o conhecimento, dicas e materiais que me ajudaram – e ainda ajudam – a melhorar cada vez mais!

Como comecei a pesquisar e onde pesquisei

Entrei no Ensino Médio com apenas umas poucas e dispersas redações como bagagem – minha antiga escola não dava tanta atenção para isso. Cheguei em uma escola nova com muitos desfalques no ensino fundamental e as matérias onde eu nunca tive dificuldades – Redação, Matemática e Física – viraram bichos de sete cabeças, já no primeiro bimestre..! Por isso, fui obrigada a correr atrás pra alcançar a sala.

Comecei a pesquisar sobre a matéria depois da minha primeira nota – péssima, diga-se de passagem..! Eu que sempre li muito e por consequência escrevi muito também, não conhecia nada do tipo de escrita e nem como reproduzi-lo em um texto novinho sobre um conteúdo desconhecido e em 40 minutos, imaginem meu desespero rsrs

Com a confirmação de que precisava melhorar – e muito! – assinei o descomplica e vi algumas aulas sobre métodos de argumentação. Comprei uma revista do Guia do Estudante sobre o tema e li muuuito a respeito pela internet afora. Usei como base também apostilas que encontrei online e que me ajudaram a formar minha “receita mágica” para a dissertação argumentativa, qualquer que seja o tema que encontro.

O resultado disso foi bem mais que o esperado – minhas notas tanto no colégio quanto nas correções online aumentaram consideravelmente! Por isso, resolvi compartilhar tudiiinho com vocês!

Ideias de posts

  • Dicas para melhorar os textos

Pretendo trazer posts com dicas para melhorar cada vez mais os textos, separados em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

  • Aplicativos de correção

Aplicativos são muito úteis pra tornar a internet e o smartphone nossos aliados, se quisermos. Encontramos neles dicas, explicações, textos referenciais e até correção de redação online gratuita! 🙂

  • Citações úteis

Citações úteis podem ser uma grande jogada para qualquer parte do texto, por isso, é importante termos sempre alguns na ponta da língua, tanto para fundamentar nosso texto quanto para nos inspirarmos em mais um parágrafo.

  • Materiais e Apostilas

Apostilas são também uma grande ajuda pra quem sabe usar a internet a seu favor. Encontramos em PDF diversos livros muito úteis sobre a matéria, e o melhor – escritos por professores e profissionais do assunto, estudados e formados pra te ajudar do melhor jeito possível.

  •  Métodos de argumentação

Métodos de argumentação são uma mão na roda de quem tem o famoso branco em frente a folha de redação. Eles te ajudam a desenvolver o pensamento e não empacar, mesmo em frente a um tema super desinteressante e que você não sabe nada.

  • Temas interessantes e textos motivadores

Vou tentar trazer também temas interessantes que achar por aí, com os textos motivadores e minha redação – devidamente corrigida – sobre o assunto, pra melhorarmos juntos cada vez mais.

Vou estar atualizando o blog com conteúdos assim sempre que puder, e espero que seja de grande utilidade pra vocês – assim como pra mim – na caminhada em busca do tão sonhado 1000 na Redação! 😀

Beijão!

Um comentário em “Projeto Redação 1000

Deixe um comentário

